Dra. Karina Carvalho

Tipos de Glaucoma

Tipos de Glaucoma

1-     Glaucoma primário de ângulo aberto

Esse é o tipo mais comum de glaucoma (80% dos casos). É de causa hereditária, ocorre de forma lenta e geralmente se manifesta após os 40-50 anos de idade.

1.1-          Glaucoma de Pressão Normal


É um tipo de glaucoma de ângulo aberto em que há lesão das fibras do nervo mesmo com a pressão ocular considerada baixa. Acredita-se que esse glaucoma está associado a outras alterações como o baixo fluxo de sangue que chega ao nervo óptico. Esse glaucoma é mais comum em japoneses e descendentes de japoneses.

1.2-          Glaucoma primário de ângulo aberto juvenil

Compreende uma forma incomum de glaucoma e geralmente é reconhecido durante a infância ou início da idade adulta. Muitas vezes os indíviduos apresentam inicialmente altos valores de pressão intraocular (PIO) e uma forte história familiar associada.

2-     Glaucoma primário de ângulo fechado

Nesse tipo de glaucoma o “ralo” de drenagem do líquido ocular está fechado. Isto pode ocorrer de forma crônica ou súbita. Quando ocorre de forma crônica ocorre lesão do nervo óptico de forma lenta e quando ocorre de forma súbita chamamos de glaucoma agudo, pois há um aumento rápido e importante da pressão dos olhos. Durante a crise sentimos uma dor intensa, os olhos ficam vermelhos, a visão embaçada e com halos ao redor das luzes. A dor é tão forte que nos leva a procurar atendimento no pronto socorro.

3-     Glaucoma infantil

É uma doença rara, que já pode se manifestar durante a primeira infância e é uma das maiores causas de cegueira irreversível nessa faixa etária. Dentre os tipos de Glaucoma na infância, o mais comum é o Glaucoma congênito primário (quando a criança já nasce com a doença), que geralmente apresenta sintomas característicos, como: sensibilidade à luz, lacrimejamento excessivo, globo ocular aumentado, córnea grande e opacificada.

Ocorre pela má formação ocular da criança, afetando o bebê desde o nascimento até aproximadamente os 3 anos de idade.

4-     Glaucoma Secundário

É o glaucoma decorrente de outras doenças como: cirurgias oculares, cataratas avançadas, lesões oculares, acúmulo de pigmentos, alguns tipos de tumores, uveítes (inflamações oculares) e uso indiscriminado de corticosteróides.

Dra Karina Carvalho
CRM-PE 20537 / RQE-PE 10189 / CRM- BA 36158 / RQE-BA 22149

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *